Monumentos

Monumentos do Louriçal

Aqueduto do Louriçal

Por todo nosso território nacional, ainda hoje é visível um significativo conjunto de Aquedutos, símbolos da vitalidade do povo, que ao longo dos séculos desempenharam a imprescindível função de transporte e abastecimento de água.

Capela do Recolhimento

Em pleno centro da Vila do Louriçal, encontra-se a Capela do Recolhimento, templo de modestas dimensões, onde, se situavam as casas em que vivia uma nobre senhora D. Francisca Inês de Oliveira.

Igreja Matriz do Louriçal

A Igreja do Louriçal foi edificada no século XIII, contudo foram efetuadas obras de reconstrução no seguintes séculos, que fizeram com que a estrutura atual seja do século XVIII.

Convento do Louriçal

Foi no Século XVII que nasceu o Convento do Louriçal ou Igreja do Santíssimo Sacramento. No entanto, a igreja do cenóbio só foi concluída no reinado de D. João V, segundo a planta do arquiteto Frei Manuel Pereira.

Igreja da Misericórdia

Desconhecendo-se a data da sua fundação, a sua origem remontará a finais do século XVI, tendo sido objeto de várias campanhas artísticas, conforme se observa através dos seus elementos de estética manuelina, maneirista e barroca.

Pelourinho

Pelourinho quinhentista transformado em cruzeiro, sem o remate original, tendo-lhe sido acrescentado uma cruz latina de calcário. Tem soco quadrangular de dois degraus, onde assenta base octogonal e fuste circular, de onde evolui um tabuleiro e cruz latina.