Cegonhas
Cegonhas
Neste território do Louriçal reside, em grande número, uma espécie de aves, sociáveis, que se evidenciam pelo seu porte, com plumagem branca e com partes pretas nas asas, com bico e pernas longos e vermelhos e que tem vindo a destacar-se na paisagem da Vila. São as Cegonhas Brancas.
Os seus ninhos, compostos por ramos entrelaçados, de tamanho considerável, instalados junto de uma das principais vias de acesso à Vila e em diversos edifícios, constituem elementos marcantes e diferenciadores na paisagem, não sendo possível passar pela mesma, sem que a sua presença se faça notar.
O facto da Vila se encontrar próxima de uma vasta várzea agrícola, destinada ao cultivo do arroz e do milho, confinante com o rio, que oferece prados e pastagens húmidas, garantindo-lhes insetos, peixes e outros vertebrados aquáticos essenciais à sua alimentação bem como, o respeito e a admiração da população, que promove uma sã convivência com as mesmas, terão sido fatores preponderantes para que a comunidade de cegonhas brancas se tenha instalado, crescido e permanecido fortemente nesta região, tornando-se em mais um elemento diferenciador e atrativo do nosso território.
No final do mês de outubro, a maior parte da comunidade emigra para territórios mais quentes, regressando ao Louriçal, no mês de fevereiro.