Biscoito do Louriçal

Biscoito do Louriçal

Criado há mais de 300 anos pelas irmãs Clarissas do Desagravo, o Biscoito do Louriçal é hoje um ícone da gastronomia da nossa freguesia.
Confecionado à base de farinha de trigo, azeite, fermento, sal e água, ingredientes básicos e simples, intimamente associados ao estilo de vida das Irmãs Clarissas, que habitavam no Convento do Louriçal, o biscoito, em forma de oito, começou por fazer parte da alimentação frugal das religiosas.
Sendo a generosidade para com os pobres um atributo da Fundadora do Convento, Madre Maria do Lado, documentos posteriores certificam que a continuidade dessas atitudes foi mantida pelas irmãs Clarissas pelo que, certamente também o biscoito seria consumido fora do Convento, pelos mais necessitados, distribuído pelas próprias irmãs.
É difícil de precisar a data em que as religiosas iniciaram o seu fabrico já que, com a expulsão das Irmãs, a 14 de Outubro de 1910, a documentação existente no arquivo do Convento desapareceu, alguma dela levada por mãos sem escrúpulos, originando-se uma perda cultural irreparável.
A receita dos biscoitos, terá sido um exemplo disso mesmo, tendo passado então ao domínio público por mãos anónimas ou quem sabe, pelas criadas que outrora faziam os serviços do exterior do Convento.
Na primeira metade do século XX, a maioria da população do Louriçal vivia pobremente, sendo que o regresso das cinco primeiras Irmãs ao Convento, em 14 de Janeiro de 1928, foi marcado por grandes vicissitudes e dolorosas recordações, nomeadamente da cruel expulsão. O Convento necessitava de dispendiosas obras de restauro, a ser executadas com recurso às esmolas angariadas pelas próprias irmãs pelo que, o fabrico dos biscoitos e de outros doces conventuais seria uma questão de menor importância, tendo a sua confeção ficado à margem das suas preocupações.
Assim, ainda que brindada pela simplicidade dos seus ingredientes e manufatura, esta receita não se perdeu. Muito pelo contrário, foi tendo sucesso crescente, indo de encontro aos sabores do povo, sendo confecionada e distribuída através das padarias do Louriçal que, apesar de terem apostado numa produção mais intensiva de forma a dar resposta à procura, não desvirtualizaram o produto original, mantendo-se os ingredientes, o sabor e sua caraterística estaladiça, potenciando, não só, a sua divulgação e o aumento do seu consumo mas, também, a promoção do território de onde é originário.
Com o passar dos anos o Biscoito do Louriçal tornou-se um dos maiores “embaixadores” do território, sendo crescente o interesse por esta iguaria de origem conventual.
É, hoje, um produto de referência nas padarias do Louriçal, sendo comercializado diariamente pelas mesmas, que o confecionam e por diversas lojas existentes na freguesia. De salientar que uma boa parte da produção diária já é destinada à exportação.
Em 2018, a Junta de Freguesia do Louriçal, com o apoio do Município de Pombal, decidiu valorizar, promover e perpetuar na consciência coletiva concelhia e nacional, o Biscoito do Louriçal enquanto ícone da gastronomia local através da construção de um monumento, implantado na entrada norte da vila do Louriçal.
De referir que, também se encontra em curso um processo que congrega as três atuais padarias fabricantes do Biscoito, de forma a criar uma associação de produtores, para posteriormente criar uma marca própria.

Produtores dos Biscoitos do Louriçal

Morada: R. Moinho de Vento 17, 3105-170 Louriçal

Telefone: 236 961 919

(Chamada para a rede fixa nacional)

Morada: R. Cap. Cadete, 3105-165 – Louriçal

Telefone: 964 842 131

(Chamada para a rede móvel nacional)

Morada: Rua 1.º de maio, Casais de Além, 3105-152 – Louriçal

Telefone: 236 962 153

(Chamada para a rede fixa nacional)