Madre Maria do Lado
Madre Maria do Lado

Maria de Brito nasceu no dia 24 de junho de 1605 no Louriçal. Filha de António do Rego, natural do Louriçal, e de Maria de Brito natural de Torres Vedras, ambos com relações de proximidade com a nobreza portuguesa.
Educada na fé católica e na piedade consciente, fez a primeira comunhão aos 9 anos. O seu ardente desejo de se unir a Jesus foi concretizado no lema: «Amar mais, para mais louvar; adorar mais, para melhor reparar».
Aos 16 anos, Maria de Brito ficou órfã de mãe e, como filha mais velha, assumiu o cuidado da casa e de seus irmãos. O encargo destas responsabilidades não a abateu, porque ia buscar força à sua união com Jesus e à proteção materna da Santíssima Virgem Maria, que cedo tomou por «Mãe, Guia e Mestra».
Pouco depois de os Franciscanos, do Convento da Figueira da Foz, chegarem ao Louriçal, ela converte-se à Ordem, entregando-se definitivamente à vida religiosa.
Fundou as Religiosas Escravas do Santíssimo Sacramento que, em 1709 se uniram à ordem de Santa Clara.
Como devota do Coração Eucarístico de Cristo, adotou o nome de Maria do Lado. Faleceu em 28 de abril de 1632 com 27 anos.
A sua fama de santidade motivou a que noventa e quatro anos após a sua morte se tivesse iniciado um primeiro processo em ordem à sua canonização, que tendo sido arquivado foi retomado em 2003.
Aqueduto do Louriçal
Por todo nosso território nacional, ainda hoje é visível um significativo conjunto de Aquedutos, símbolos da vitalidade do povo, que ao longo dos séculos desempenharam a imprescindível função de transporte e abastecimento de água.
Capela do Recolhimento
Em pleno centro da Vila do Louriçal, encontra-se a Capela do Recolhimento, templo de modestas dimensões, onde, se situavam as casas em que vivia uma nobre senhora D. Francisca Inês de Oliveira.
Igreja Matriz do Louriçal
A Igreja do Louriçal foi edificada no século XIII, contudo foram efetuadas obras de reconstrução no seguintes séculos, que fizeram com que a estrutura atual seja do século XVIII.
Convento do Louriçal
Foi no Século XVII que nasceu o Convento do Louriçal ou Igreja do Santíssimo Sacramento. No entanto, a igreja do cenóbio só foi concluída no reinado de D. João V, segundo a planta do arquiteto Frei Manuel Pereira.
Igreja da Misericórdia
Desconhecendo-se a data da sua fundação, a sua origem remontará a finais do século XVI, tendo sido objeto de várias campanhas artísticas, conforme se observa através dos seus elementos de estética manuelina, maneirista e barroca.
Pelourinho
Pelourinho quinhentista transformado em cruzeiro, sem o remate original, tendo-lhe sido acrescentado uma cruz latina de calcário. Tem soco quadrangular de dois degraus, onde assenta base octogonal e fuste circular, de onde evolui um tabuleiro e cruz latina.